Imagem capa - Para se inspirar: o estilo do casamento europeu por Wellington Arruda
Dicas para noivas

Para se inspirar: o estilo do casamento europeu

Confiram algumas particularidades do estilo de casamento europeu e se inspire nas quais você mais gostar


Quando falamos em casamento, logo pensando no estilo de festa brasileiro: cerimônia e festa à noite, bastante convidados, casais como padrinhos de casamento, cada qual com a liberdade de escolher seus trajes, etc.

No entanto, é interessante também pesquisarmos que muitas tendências que estão chegando hoje ao Brasil, como o mini-wedding, já são tradições em países da Europa.

Por isso, para ajudar os noivos a conhecerem novos detalhes do estilo do casamento europeu, separei algumas particularidades bem bacanas. Vamos conferir?


Madrinhas e padrinhos individuais

É usual que as madrinhas e os padrinhos sejam convidados individualmente, não em casais, como ocorre aqui no Brasil. Além disso, os padrinhos e as madrinhas entram separadamente, em fileira, trajando roupas semelhantes ou da mesma cor. Eles costumam se posicionar ao lado do “best man” (padrinho principal) e da “maid of honor” (madrinha principal).


Bestman e maid of honor 

O best man é o principal padrinho e ele entra antes dos demais. Ele se posiciona ao lado do noivo do altar. A maid of honor, a principal dama de honra, fica do lado esquerdo, ao lado da noiva.


Festa mais intimista

Não é a toa que o mini-wedding é uma inspiração das celebrações europeias. Por lá, não é comum organizar festas com muitos convidados. O número é reduzido e convidam-se principalmente familiares e amigos mais íntimos.


Decoração minimalista

Os casamentos europeus costumam ser mais minimalistas e luxuosos, embora o luxo para eles seja diferente do que é para nós. Eles optam por decorações mais simples, mas sempre remetendo à cultura do país onde está ocorrendo a cerimônia.


Tradições

Uma das tradições bem legais do casamento na Europa é a noiva seguir a rima “something old, something new, something borrowed, something blue” e usar algo velho, algo novo, um objeto emprestado e algo azul. Juntos, eles significam continuidade, esperança, votos de felicidade de um amigo e a pureza.