Imagem capa - Organizando o casamento em 365 dias por Wellington Arruda
Dicas para noivas

Organizando o casamento em 365 dias

Organizar um casamento exige muita dedicação e paciência dos noivos. São muitos detalhes que precisam ser definidos em um espaço de tempo, como local de cerimônia e festa, escolha de padrinhos e convidados, decoração, buffet, doces, bolo...


Só de pensar, já dá um cansaço, não é mesmo? E se o casal tiver apenas 365 dias para organizar e realizar um casamento? Parece loucura, mas é a realidade de muitos noivos. Seja por conta de planejamento ou estabilidade financeira, muitos casais possuem pouquíssimo tempo para realizar o casamento. Mas isso não é nenhum bicho de sete cabeças, nós estamos aqui para dar algumas dicas valiosas para essa correria.


1 – Antes de mais nada, definam os valores que vocês disponibilizarão para os gastos do casamento. É a partir daí que o casal poderá escolher fornecedores, itens de prioridade e os supérfluos do casamento.


2 – Após definirem o valor disponível, o casal deve escrever absolutamente tudo que querem e sonham para o casamento: local de cerimônia religiosa e/ou da festa, fornecedores (fotógrafo, videomaker, cerimonialista, buffet, decoração, garçons), convites, lembrancinhas, entretenimento para os convidados, etc.


3 – Inclua em sua lista de prioridades uma assessoria ou cerimonialista. Esses profissionais fazem a diferença na hora de organizar a festa e de contratar os melhores fornecedores. Além disso, no dia do casamento, eles serão responsáveis por toda a parte burocrática, e caberá aos noivos apenas aproveitarem a noite.


4 – Após definir a lista, o casal deve agilizar as visitas e fechamento de contrato com fornecedores. Muitos são disputados e agendam casamentos com mais de dois anos de antecedência. Geralmente, estes também são os mais econômicos. Por conta disso, tudo deve ser marcado com agilidade, principalmente a igreja e o local da festa. Deixar para a última hora deixa o casal suscetível a profissionais mais caros ou com qualidade questionável.


5 – O casal deve ter em mente que há a possibilidade de o local dos sonhos ou aquele fotógrafo mega conhecido não esteja disponível para o dia do casamento. É o risco que se corre ao organizar o casamento em pouco tempo. 


6 – Além de vocês, os convidados também devem se programar para o casamento, então é indicado que enviem o Save The Date para anunciar a data. Os padrinhos, principalmente, precisam se estruturar financeiramente, uma vez que possuem gastos extras como roupas, presentes, etc.


7 – Otimizem o tempo livre para reuniões, degustações, fechamento de contratos e entrega de convites. Quando perceberem, faltarão poucos dias para o casamento! Aproveite o máximo.