Imagem capa - Passagem da boneca, troca de sapato, troca de vestido. Entenda as tradições debutantes por Wellington Arruda
15 Anos

Passagem da boneca, troca de sapato, troca de vestido. Entenda as tradições debutantes

Passagem da boneca, troca de sapato, troca de vestido. Entenda as tradições debutantes agora nesse post!



Se você chegou nesse artigo, isso significa que você está pesquisando na web sobre festa de 15 anos. Seja para você, que será uma princesa num baile de debutante em breve, ou seja para a sua filha, que sonha em realizar uma festa de debutante e você já está pesquisando sobre as maneiras de tornar o sonho dela realidade, esse artigo é realmente para você! 


O baile de debutantes surgiu na Europa há muito tempo. Alguns historiadores acreditam que os primeiros bailes aconteceram em meados de 1.600. De qualquer forma, a tradição só chegou no brasil mesmo em 1900, e se popularizou em 1950. Mas você sabe para que o baile de debutantes serve?


Naquela época, o intuito dos pais era apresentar suas filhas - que acabaram de se tornar "mulheres" -  para a sociedade, a fim de atrair bons pretendentes e realizar, assim, um bom casamento para elas. Grandes bailes eram organizados para a alta sociedade, ou seja, apenas para as famílias ricas da cidade. 


Com o tempo o objetivo mudou e novas tradições foram agregadas ao evento. Tanto porque, hoje, é raro encontrar pais que queiram que suas filhas se casem tão novas. Mas o simbolismo de que o baile marca a transição da vida da menina para mulher permaneceu. 


Os momentos da festa que simbolizam essa tradições são as seguintes. 


Passagem da boneca


A debutante escolhe uma boneca sua e a leva para o baile. Logo após a valsa, entre os discursos e homenagens, a debutante deve escolher uma menina para presentear com a sua boneca. 

Simbologia: a menina, agora mulher, deixará de brincar com bonecas e passará viver com mais responsabilidades. 


Troca de sapato


A debutante vai à festa com um sapato baixo ou sapatilha. Antes da primeira dança com seu pai, o mesmo troca a sapatilha da filha por um sapato de salto alto. O intuito é o mesmo: mostrar que agora ela é uma mulher, e pode usar salto alto. 


Troca de vestido


A troca do vestido, de um simples por um glamouroso, acontece depois da valsa com seu pai, antes da festa dançante, que hoje chamamos de balada. Nessa fase da festa a debutante dança com seus pretendentes. 


Se você vai realizar uma festa de 15 anos em São Paulo e ainda não encontrou o fotógrafo ideal, entre em contato comigo clicando aqui! Eu adoraria pode registrar esse momento tão importante na vida de vocês!