Imagem capa - Curiosidades: 5 tradições para realizar no dia do casamento por Wellington Arruda
Dicas para noivas

Curiosidades: 5 tradições para realizar no dia do casamento

Amarrar o nome de solteira embaixo do vestido ou chuva de arroz  são costumes comuns realizados em um casamento


Muitos costumes e tradições que carregamos conosco são comuns em várias celebrações em nossas vidas. Como no casamento, existem inúmeras tradições que a maioria dos casais resolve cumprir. Praticamente toda família possui um ente querido que seja muito tradicional ou supersticioso que ensina tais costumes para algum dos noivos. Portanto, para que essa data tão especial fique marcada, seja completa e nenhum voto se quebre, aqui vai 5 dicas de algumas tradições que são realizadas em um casamento.


Nome na barra do vestido

Costuma-se escrever o nome das amigas na barra do vestido. Segundo a tradição casamenteira, isso seria uma forma de desejar sorte à elas, para que, também sigam felizes ao lado de uma pessoal especial.


Uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa empresta, uma coisa azul

Oriundo da Idade Média, quem seguia o costume acreditava que usar coisas do tipo traria boas energias no começo de uma nova etapa. Portanto, a coisa nova simboliza o otimismo, a velha, o passado, emprestada,  a alegria compartilhada entre o casal, e a azul, representa a fidelidade e o amor eterno.


Chuva de arroz

Após sair da cerimônia, é comum ver os convidados jogarem arroz no casal. Esse ritual sugere que se realize, pois assim, os felizardos terão um casamento fértil para filhos. Além disso, assegura uma vida a dois longa, próspera e farta. Outra coisa comum nessa passagem é tocar os noivos para atrair boa sorte, pois acabaram de serem abençoados.


O véu da noiva

Este item simboliza a proteção contra maus espíritos, inveja, ciúmes, ou seja, sentimentos que podem ser despertados entre os próprios convidados. Em algumas culturas o véu é indispensável dentro de um casamento. Para muitos, esse rito pode representar também a juventude e a pureza que pode ser descoberta pelo noivo.


Buquê de Santo Antônio

Outra tradição, essa mais atual, é a da noiva jogar ao final da cerimônia bonecos de Santo Antônio, uma vez que o mesmo é o santo casamenteiro.